Bulldog Inglês
Idioma: Português Inglês Espanhol
Reserva do Rei Bulldog Inglês
Nosso Gongarbulls Pompidou é BISS na 13 Nacional Abrabull!!

Você está em: Início > Bulldog Inglês > Artigos




O estudo do pedigree

O estudo dos pedigrees antes do acasalamento é importante para a criação que se preocupa com a qualidade da raça.

Mesmo não sendo possível prever todos os resultados da criação de cães pois não se pode controlar a natureza, no caso, o nascimento dos filhotes, deve-se, no mínimo, trabalhar com os fatos, as características do animais.


Por exemplo, quem pretende iniciar a criação com uma cadela que já possui pode não estar tomando a decisão correta, especialmente se a idéia é produzir filhotes de qualidade para exposições. Quem tiver uma cadela com defeitos evidentes, deve descartá-la da criação e começar com um animal em excelentes condições, pois será menos dispendioso.


O ideal é iniciar com uma que já tenha dado cria e que, embora não acumule muitos sucessos em exposição, descenda de uma linhagem de alta qualidade, de vencedores. Via de regra, quando uma cadela de focinho alongado e dorso curto cruza com um macho com características inversas, ou seja, um focinho curto e um dorso alongado, não significa que os filhotes exibirão padrões físicos intermediários. O melhor é sempre fazer acasalamentos entre indivíduos cujas características estejam dentro dos padrões ideais. Algumas raças também exigem cuidado especial com a cor.

Em certos casos a mistura de cor produz resultados ruins. Conforme a raça, as regras de acasalamento devem ser seguidas com certo rigor. O pedigree de um animal de raça pura, quando é apenas uma lista de nomes, tem valor limitado.

Valiosas são as informações a respeito dos indivíduos mencionados. Pedigrees muito extensos são na realidade de interesse apenas histórico. Na prática, vale mais conhecer as características dos pais, avós e bisavós.


A saúde e o temperamento dos cães tem tanta importância quanto a aparência física. Muitos dos grandes criadores preferem guardar na memória e testemunhar a respeito dessas características, mas é recomendável colocar as informações em arquivos confiáveis. Registros dos irmãos e irmãs de uma ninhada permitem que se amplie o espectro de observação da linhagem e se tenha um quadro mais completo das qualidades provavelmente herdadas pelos cães, que deverão ser transmitidas aos descendentes.

Essas informações arquivadas devem compor um dossiê de cada cão, que será utilizado em um programa de criação. Devem ser incluídos dados como pedigree, vacinações, fotos, datas do cio e de acasalamento, ou seja , o máximo de informações.

Linhagem
Dois métodos complementares de fixar caracteres em um canil são amplamente usados: cruzamento fora da linhagem e o cruzamento consangüíneo (inbreeding). Na realidade eles são graus diferentes da prática de acasalar animais que têm parentesco entre si. O cruzamento fora da linhagem para um cão notável significa produzir animais em cujo pedigree aquele indivíduo aparece repetidamente tanto do lado do macho quanto da fêmea. É claro que é perfeitamente possível o cruzamento fora da linhagem de vários indivíduos de uma só vez.

O cruzamento consangüíneo é uma intensificação do processo, usando acasalamentos de pai e filha ou irmão e irmã. Isto tem o efeito de reduzir as variáveis herdadas e fixar tanto as boas como as más qualidades em um alto grau. Qualquer um que faça cruzamentos consangüíneo deve estar preparado para escolher friamente qualquer resultado que não se equiparam com o alto padrão exigido.





Fonte: Compêndio Literário

Outros Artigos



Voltar